Que filhotes são lindos e fofos, isso é uma unanimidade. A vontade é de levar o cachorrinho para todos os cantos e mostrá-los para todo mundo é grande. Mas é aí que mora o perigo! Assim como os bebês humanos, os cães e outros animais também precisam, nos primeiros meses de vida, de alguns cuidados especiais. Eles estão mais frágeis e por isso, precisam estar longe de problemas de saúde. O animal precisa estar imunizado antes de “se apresentar ao mundo”.
A primeira vacina para os cachorros é aplicada a partir dos 45 dias, conhecida como V8 ou V10. A segunda e terceira dose são dados com intervalo de 21 a 30 dias. São vacinas importantes para a proteção e imunização do seu filhote. Após as 3 doses ainda filhote, deverá ser feito reforço das vacinas anualmente ja na fase adulta.
A vacina protege o animal de cinomose, parvovirose e leptospirose que são doenças que podem estar presentes na vida do animal levando-o a morte em poucos dias. Somente depois da terceira dose da vacina é que o cachorrinho pode sair para a rua com segurança. Essa é a imunização inicial dos animais, e apesar deles estarem aptos para sair às ruas, é preciso aplicar a vacina Anti-rábica, entre outras. A vacinação correta é de estrema importância
Att: Kevin Teixeira