Falamos sobre a Alopecia pós tosa, agora vamos falar sobre a forma mais grave (Alopecia X).
Outras causas fora a tosa podem levar o Spitz apresentar alopecias. Causas endócrinas e dermatológicas, então se o seu Spitz apresentar este tipo de alteração (queda severa de pelo em determinada região do corpo), um veterinário dermatologista e endocrinologista deve ser procurado para o diagnóstico correto e tratamento.
Uma das endocrinopatias mais frequentes hoje em dia é a Alopecia X. Ela geralmente está relacionada a alterações hormonais pelas glândulas adrenais na produção do cortisol. A Alopecia X afeta principalmente a raça Spitz Alemão, porém também pode atingir raças como Husky Siberiano, Malamute do Alasca, Chow Chow e, em menos proporção, os Poodles.
O animal nasce com a pelagem normal de filhote, porém com o passar dos anos (geralmente entre 2 a 5 anos) os cachorros afetados começam a perder os pelos, em geral na região caudal dos membros posteriores (culotes), se estendendo para cauda e região perineal.
Em alguns casos mais graves, o animal perde quase todo pelo do corpo, poupando apenas a cabeça e os membros. Como a pele fica exposta ao sol, a coloração da pele do animal pode ficar mais escurecida e ressecada.
Geralmente, a Alopecia X não apresenta qualquer outro sintoma a não ser a queda dos pelos, então o quadro é um problema estético ao animal e que pode incomodar bastante seu tutor. O diagnóstico é realizado pelo médico veterinário dermatológico e endocrinologista a partir de exames clínicos e testes endócrinos.
O tratamento é longo, caro e dolorido, o crescimento do pelo novo pode demorar até 6 meses.
Alguns sinais que os tutores de Spitz Alemão devem observar são:
Alguns sinais que os tutores de Spitz Alemão devem observar são:
- Filhotes que não passam pela primeira troca de pelos aos 4-5 meses;
- Alteração na textura da pelagem: fica lanosa e ressecada, perda dos pelos primários, ficando apenas o subpelo;
- Início de perda de pelos, em geral, pelas coxas posteriores e períneo; algumas vezes também no pescoço;
- Dorso e cauda são outras regiões atingidas, progredindo pelo restante do corpo;
- Não causa coceira;
Casoo seu Spitz tenha a partir de 2 anos e você note algum destes sinais, procure um veterinário endocrinologista para que ele te ajude com o diagnóstico e tratamento correto, assim seu peludo poderá ter sua linda pelagem de volta.
(Foto ilustrativa, Spitz com alopecia X)
Nenhum comentário:
Postar um comentário