sexta-feira, 26 de janeiro de 2018



(Uma de nossas fêmeas, 4 anos de idade, nunca foi tosada)

    A recente popularidade da raça Spitz, pegou muitos tosadores desavisados e despreparados de surpresa. Não acostumados com a pelagem da raça, muitos Spitz acabam recebendo um tratamento inadequado no petshop. O que pouca gente sabe é que o Lulu da Pomerânia tem o pelo delicado, um erro pode ser fatal, grandes falhas e longos tratamentos.

    Seu pelo duplo precisa ser escovado uma veze por semana. As vezes na troca de pelos o numero de escovação deve ser aumentado para 2 ou 3 na semana, a troca de pelo é a época mais perigosa e delicada , não podem haver falhas em petshop com a tosa. É recomendada somente a tosa higiênica, que apara os pelos das regiões íntimas. A tosa completa não é aconselhada, podendo estragar o pelo. 
 A maquina de tosa jamais deve ser usada.

    Uma pequena aparação mensal sem grandes modificações com a tesoura pode ser realizada em profissional de banho e tosa. Banhos quinzenais com shampoo especial. E lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar inflamação.

     Lembrando que, quanto mais velho for o Spitz, mais bonito será seu pelo.

                                                                                        Att: Kevin Teixeira                             

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Alopecia Pós Tosa

Você sabe o que significa Alopecia Pós Tosa ?
    Se você tem um Spitz, deve tomar muito cuidado com a tosa na maquina. Alguns cães são tosados e os pelos não crescem mais ou demoram muito para crescer.
    Caso o Spitz seja tosado na máquina, dependendo da fase de crescimento do seu pelo, este pode não crescer mais ou demorar até 2 anos para voltar ao normal. Os Spitz na troca de pelo têm crescimento dos pelos de forma irregular e acabam sendo tosados na maquina para melhorar a aparência, o que seus donos não imaginam é que o pelo pode nunca mais crescer!
    Os pelos passam por fases de crescimentos e a duração dessas fases faz com que existam Spitz com pelos longos, médios e curtos.  São três fases de crescimento do pelo: anágena, catágena e telógena. A fase anágena é o período de crescimento em comprimento do pelo, a fase catágena é o período em que o pelo não cresce, ou seja, fica estacionado naquele tamanho e a fase telógena é quando o pelo se desprende e cai.
    Se seu Spitz for tosado na fase anágena, seu pelo não crescerá mais ou crescerá de forma irregular, o que é chamado de alopecia pós-tosa. Não existe um exame que possa ser feito para saber qual é a fase que o pelo se encontra. Com isso, não indicamos que spitz sejam tosados, seja na máquina ou na tesoura. O indicado somente tosar higiênica na tesoura. O único tratamento eficaz até o momento é o microagualhamento, um tratamento caro e muito dolorido para seu Spitz.


    Portanto cuidado com a tosa !!



(Foto ilustrativa de Spitz com Alopecia decorrente de tosa na tesoura).

                                                                          Att: Kevin Teixeira                

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Forma Mais Grave Alopecia X


 
  Falamos sobre a Alopecia pós tosa, agora vamos falar sobre a forma mais grave (Alopecia X).

  Outras causas fora a tosa podem levar o Spitz apresentar alopecias. Causas endócrinas e dermatológicas, então se o seu Spitz apresentar este tipo de alteração (queda severa de pelo em determinada região do corpo), um veterinário dermatologista e endocrinologista deve ser procurado para o diagnóstico correto e tratamento.
    Uma das endocrinopatias mais frequentes hoje em dia é a Alopecia X. Ela geralmente está relacionada a alterações hormonais pelas glândulas adrenais na produção do cortisol. A Alopecia X afeta principalmente a raça Spitz Alemão, porém também pode atingir raças como Husky Siberiano, Malamute do Alasca, Chow Chow e, em menos proporção, os Poodles.
    O animal nasce com a pelagem normal de filhote, porém com o passar dos anos (geralmente entre 2 a 5 anos) os cachorros afetados começam a perder os pelos, em geral na região caudal dos membros posteriores (culotes), se estendendo para cauda e região perineal.
    Em alguns casos mais graves, o animal perde quase todo pelo do corpo, poupando apenas a cabeça e os membros. Como a pele fica exposta ao sol, a coloração da pele do animal pode ficar mais escurecida e ressecada.
    Geralmente, a Alopecia X não apresenta qualquer outro sintoma a não ser a queda dos pelos, então o quadro é um problema estético ao animal e que pode incomodar bastante seu tutor. O diagnóstico é realizado pelo médico veterinário dermatológico e endocrinologista a partir de exames clínicos e testes endócrinos.
   O tratamento é longo, caro e dolorido, o crescimento do pelo novo pode  demorar até 6 meses.
            Alguns sinais que os tutores de Spitz Alemão devem observar são:
  •  Filhotes que não passam pela primeira troca de pelos aos 4-5 meses;
  •  Alteração na textura da pelagem: fica lanosa e ressecada, perda dos pelos primários, ficando apenas o subpelo;
  •  Início de perda de pelos, em geral, pelas coxas posteriores e períneo; algumas vezes também no pescoço;
  •  Dorso e cauda são outras regiões atingidas, progredindo pelo restante do corpo;
  • Não causa coceira;
        Casoo seu Spitz tenha a partir de 2 anos e você note algum destes sinais, procure um veterinário endocrinologista para que ele te ajude com o diagnóstico e tratamento correto, assim seu peludo poderá ter sua linda pelagem de volta.
         Ah e lembre-se sempre: um peludo com Alopecia X não deve nunca cruzar! Entre o tratamento esta a castração imediata do Spitz.                                                                                              Att: Kevin Teixeira
(Foto ilustrativa, Spitz com alopecia X)

Todas as raças caninas Têm Desordens Genéticas


   Todas as raças caninas têm desordens genéticas, seja u
m cão para criação/exposição ou apenas um animal para companhia. É importante que saiba quais as principais desordens da raça que você escolheu, pois algumas poderão, mais cedo ou mais tarde aparecer.

   O Clube Português de Canicultura não impõe qualquer obrigatoriedade, para efeito de registos de ninhadas (pedigree), de prova de quaisquer testes de saúde efetuados aos progenitores ( pai e mãe).   Cabe ao criador, caso deseje estar na criação de uma forma séria, eliminando os problemas conforme vão aparecendo, pois os problemas não vem escritos nos filhotes quando nascem, em alguns casos são apresentados em cães  depois de anos de vida! Cabe aos futuros donos, a tarefa de efetuar seu trabalho de casa antes de decidir pela aquisição de um cão, pesquisa de informações sobre as desordens genéticas da raça, e ai sim, dispostos a adquirirem o animal.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Você está preparado para ter um Spitz ?





   Adquirir um Spitz é assumir um compromisso para, pelo menos, 19 anos.
   Antes de adquirir um Spitz é necessário que se reflita sobre o assunto.Haverá meios de cuidar dele como precisa? Spitz não são os cães fáceis de serem treinados, mas gostam de latir e roer objetos, precisam ser educados.
   Haverá recursos financeiros para alimentá-lo e dar-lhe tratamento médico? Spitz são cães que tendem a ter problemas dermatológicos e etc.
   Haverá tempo para se dedicar, brincar, passear, enfim, tratá-lo com amor e atenção          Spitz requerer muito a companhia de seus donos.
Se a resposta for "não", NÃO adquira um.
   Mas se a resposta for "SIM", ainda assim, saiba os compromissos que você terá de assumir.
   Alimente de forma correta.
   Dê-lhe um local adequado para viver.
   Vacine-o regurlamente.
   Castre seu animal (isso é um ato de amor).
   Mantenha o animal dentro de casa.
   De-lhe um lar, não uma prisão.
   Não o castigue nem maltrate.
   Providencie tratamento veterinário (sempre o melhor).
   Siga as regras da civilidade e de higiene.
   Seja companheiro sempre.
   Supere as dificuldades (você é responsável).
   Na velhice: não o desampare.
   Jamais o abandone.

Informações

   É preciso deixar claro a necessidade de haver uma clinica e um médico veterinário,  experiente no manejo, costumes, diagnósticos e tratamentos das desordens  que a raça trás na sua genética. Como para nós existe especialistas, específicos para cada doença para  animais também tem, como: Dermatologista, ortopedista, odontologista, oftalmos e etc.   É muito importante o especialista correto para o diagnostico e o tratamento! Saiba que seu cão não vai te trazer só alegria, também trará trabalho, preocupação, gastos financeiros, se não estiver disposto a isso não adquira um! 

domingo, 21 de janeiro de 2018

A Troca De Pelo


    Os filhotes, após os primeiros três meses, passam por uma severa troca de pelos, deixando para trás a pelagem da infância e adquirindo a pelagem definitiva do adulto. No entanto, para chegar a desenvolver sua pelagem plenamente, leva até três anos.

    Sua mudança drástica de pelagem é a partir do 4° mês perdem a pelagem de bebê para a de adulto, alguns fazem mudas tardias por volta dos 6 meses, alguns tem mudanças drástica outros pouca muda por isso não se espantem, a troca intensa chega a deixar o cão descaracterizado podendo durar até 1 ano de idade, ao meu ver cães que trocam a pelagem de bebê para de adulto cedo e com intensidade, mudam para uma pelagem belíssima com bastante sub-pelo, e alguns que trocam tardiamente ou simplesmente não trocam acabam não trazendo tanto pelo. Portanto a raça atinge sua beleza em estrutura e pelagem por volta dos 3 anos, quanto mais velhos mais bonitos!



    O que fazer na troca de pelos: isso é passageiro, é como nós humanos que passamos pela adolescência e também ficamos feios, uns mais e outros nem tanto, mas nada que o tempo e a paciência não resolvam. A pelagem de um spitz só estará completa a partir dos 3 anos, antes disso podemos ajudar, oferecendo a eles vitaminas ( indicadas pelo veterinário), ajuda a volta da pelagem, fora isso não há nada que possamos fazer, além de encher nossos Spitz de muuuiittooo  amor!!


    E é comum a troca de pelos na raça. Na troca de pelos ocorre também a mudança da cor, e da textura do pelo.    Os spitz são cães que mudam bastante de bebês até adultos, logo se você perceber que seu spitz está ficando com o pelo ralo, não se desespere, saiba que ocorre a troca de pelagem, como mencionei, alguns ocorrem mais cedo, outros demoram um pouco mais.


     Dicas    Banhos só se for necessário, mensais no inverno, quinzenais no verão, sempre com uso de um bom secador, (Shampoo neutro sem condicionador e finaliza com um bom perfume) escovação com escova de pinos sem bolinhas nas pontas ou pente de aço (dentes largos), (rasqueadeira de Poodle arranca o sub-pelo descaracterizando o cão), hidratação com cremes pode alizar o pelo.

                                                                                     Att: Kevin Teixeira                  

(Uma de nossas fêmeas, 4 anos de idade, nunca foi tosada)     A recente popularidade da raça Spitz, pegou muitos tosadores desavisados ...